quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Ceuta Gulls

Larus michahellis

Yellow legged gull | Gaviota patiamarilla | Gaivota-de-patas-amarelas

- Anilha - W[N:2PH]
- Anilhadores - Joaquín Rodríguez & Miguel Cajal
- Idade quando anilhada: Pinto (anilhado no ninho)
- Data da anilhagem – 28/05/2015
- Distância entre Ceuta e Matosinhos - 657 kms (em linha recta)

+info:  

Leixões - 2015.09.18
A cidade de Ceuta está situada na margem sul do Estreito de Gibraltar -onde as águas do Atlântico e do Mediterrânico se fundem- e é um importante local de observação no corredor migratório das aves europeias que invernam em África.
Em 2013 sob um projecto liderado pelo Grupo de Anillamiento Chagra, uma equipe de entusiastas locais iniciaram o trabalho pioneiro em África de anilhagem de gaivotas de espécie Larus michahellis.
Este projecto tem a duração inicial prevista de 5 anos e pretende estudar o movimento das populações residentes; a dispersão pós criação dos juvenis; os locais e hábitos alimentares da população reprodutora, analisar as mudanças de comportamento e o impacto das medidas de controle tomadas pelo Administração local sobre as populações residentes.

Este Grupo em 2013 anilhou 84 indivíduos e 128 em 2014. A dispersão conhecida destas aves foram maioritariamente registadas no sul da Península Ibérica e norte de África.
N:2PJ, N:2PH y N:2PL - 28/05/2015
Em Agosto passado observei a juvenil W[N:2PH] destas gaivotas. Matosinhos passou a constar como o ponto mais a Norte conhecido na dispersão das gaivotas anilhadas em Ceuta.
Ceuta a Matosinhos - 657 kms 
Curiosamente, a ave W[N:2PJ] da mesma ninhada foi observada no passado dia 31 de Janeiro, na Playa de Ares, A Coruña (Galiza) por António Gutierrez a 874 kms, em linha recta, do seu local de anilhamento.

Aguardemos por novas histórias destas “africanas”!

Leixões - 2015.08.28

Agradecimentos:
- A Andres Martinez Montes pela foto;
- A história de vida desta ave foi disponibilizada por: Grupo de Anillamiento Chagra.
< # >