segunda-feira, 4 de abril de 2016

Iceland Gulls [2]



Larus fuscus graellsii 

Ca:Gavià fosc-graellsiiDa:Sildemåge-graellsiiDe:Heringsmöwe-graellsiiEn-Us:Lesser Black-backed Gull-graellsiiEs:Gaviota sombría-graellsii - Fi:selkälokki-graellsiiFr:Goéland brun-graellsiiIt:Zafferano-graellsiiNl:Kleine Mantelmeeuw-graellsiiNo:Sildemåke-graellsiiPt:Gaivota-d'asa-escura-graellsiiRu:Клуша-graellsii Sv:Silltrut-graellsii




- Anilha -         JYJ56 

- Anilhador - Gunnar Thor Hallgrimsson 
- Idade quando anilhada: Ad. (4cy+)
- Data e local da anilhagem – 12.08.2008 - Sandgerdi,Gull – Iceland 
- Distância entre Sandgerdi  e Praia de Matosinhos  - 2.700 kms (em linha recta)


Esta ave foi anilhada pelo Projecto - Fuglamerkingar - Icelandic Bird Ringing Centre
Em 2015 registei em Matosinhos 10 observações de 5 Gaivotas deste projecto.

Quadro de observações anuais
ANO
JAN
FEV
MAR
ABR
MAI
JUN
JUL
AGO
SET
OUT
NOV
DEZ
*
2008







1




1
2009













2010










1

1
2011













2012

1
2









3
2013







1




1
2014











1
1
2015
1

1







1

3
2016


1









1

Observações em Espanha
Observada na Islândia
Observada em Portugal
* Numero de observações anuais registadas

Observadores:
Em Espanha: Juan M. Ruiz, Antonio Gutierrez, José Vidal Meilán
Na Islândia: Gunnar Thor Hallgrimsson, Einar Gudmann
Em Portugal: Pedro Moreira, Tim van Nus, Armando Mota, José Marques

Curiosidades migratórias:
- Os registos na Islândia são todos em Sandgerdi seu local de reprodução.
- Até 2013 os registos fora da Islândia foram todos em Espanha (Madrid e Coruña) e após aquela data, todos em Portugal.
A ilustração no mapa evidencia a rota migratória conhecida utilizada por esta gaivota. O percurso marcado na mapa soma 6.080 Kms.




<<<|||>>>


Agradecimento:
A história de vida desta ave foi disponibilizada por: Iceland Institute of Natural History 






<<<|||>>>

Sem comentários:

Enviar um comentário