quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Norway Gulls

Gaivotas da Noruega


Atravessamos uma época em que as condições meteorológicas no norte da Europa originam a demanda migratória de muitas espécies de aves para invernar no sul do continente e norte de África.


É também nesta época que procuro intensificar as minhas sessões de observação. Ora, no passado dia 4 fui observar gaivotas na Praia deMatosinhos e Porto de Leixões. As espécies observadas, com anilhas coloridas, foram Larus michahellis (3), Larus marinus(1) e Larus fuscus(20). Registei 24 aves anilhadas provenientes de; Espanha(3), Holanda(4), Reino Unido(4), Guernsey(7), Escócia(1), Alemanha(1) e Noruega(3).

Tive o privilégio de registar três aves oriundas da Noruega o que não é muito vulgar, para o mesmo local e dia. Tanto quanto sei, tem sido apenas da Noruega que invernam ou passam por Matosinhos na sua rota migratória gaivotas anilhadas da sub-espécie Larus fuscus intermedius .
Não é o caso das aves observadas que são todas Larus fuscus .
O Organismo responsável pela anilhagem de Gaivotas na Noruega é o Stavanger Museum .

N[JK1J] 
Esta ave foi anilhada ainda pinto, no dia 2012.07.11 em Galteskjær, Oslo.
O meu registo é o primeiro na europa fora da Noruega. Todos os anos, desde 2012, esta ave foi observada na zona de Agadir em Marrocos onde se pode presumir que passe o inverno.

N[JM2C]
Anilhada juvenil (1cy) em 04.09.2012 em Breiavatnet, Stavanger.
Os registos de observação conhecidos apontam para a ideia de que esta ave passe o inverno na zona de Matosinhos/Porto. Entre 2012 e 2015 foram registadas 6 observações durante o inverno. Do ano de 2014 não há registos de observação.




N[J221N]

Anilhada este ano no dia 30 de Junho ainda pinto em Revsholmen, Arendal.
Esta ave é ainda muito jovem e depois do anilhamento existem apenas registos em Novembro e Dezembro e ambos em Matosinhos.


A título de curiosidade quero apenas referir que a distância entre Galteskjær e Agadir são 3.672 kms em linha recta.

Sem comentários:

Enviar um comentário